A importância da troca de filtros de um caminhão é enorme. Mas você sabe com qual frequência deve trocar seus filtros de ar, óleo e combustível? Atente-se e confira!
Existem vários cuidados em relação ao filtros de óleo, ar e combustível do seu caminhão, e a troca dos filtros deve acontecer com certa frequência para manter a manutenção do seu caminhão em dia.
É importante ressaltar que filtros são descartáveis. De fácil manuseio e baixo custo, ainda assim são essenciais para o funcionamento regular do automóvel.
Uma boa comparação da relevância dos filtros ao caminhão é igualar à importância dos pulmões ou rins para o corpo humano. Sendo assim, fica claro de visualizar tamanha importância da manutenção dos filtros de caminhões.
QUANDO FAZER A TROCA DOS FILTROS?
Filtro de combustível: realizar a cada 10 mil e 15 mil quilômetros.
Filtro de óleo: deve ser feita junto com a troca de óleo do automóvel, ou seja, a cada 25mil ou 40mil quilômetros rodados.
Filtro de ar: a troca varia conforme o desgaste, porém a cada viagem deve ser checado.
E QUANDO DEVO FAZER A TROCA DO FILTRO DE AR DO CAMINHÃO?
A principal dica para saber é utilizar um manômetro de pressão. O aparelho, que calcula com um ponteiro o índice de pressão de um recipiente fechado. E por que esse manômetro pode me ajudar?
Simples: o filtro de ar é que vai ajudar a regular a entrada de ar para o combustível. E ele precisa estar na pressão exata para garantir o bom funcionamento do sistema do seu caminhão. Por isso, uma variação de até 40% dos índices indicados pelo fabricante do seu motor é um sinal que você precisa realizar a troca do filtro de ar o quanto antes.
Na dúvida, dê uma passada na Auto Elétrica São Judas Tadeu, em Santa Gertrudes. Aqui, você encontra tudo o que precisa em manutenção, peças, instalação, serviços elétricos e muito mais.