O aparecimento da fumaça saindo do escapamento é algo que pode deixar muitas pessoas preocupadas e sem entender o que está acontecendo com o seu veículo. Mas para isso é necessário manter a calma e identificar com clareza o que está acontecendo, antes mesmo de ir ao um mecânico. Isso porque existe três tipos de fumaça e cada um possui um significado diferente, facilitando o entendimento do problema.
· Fumaça branca
A fumaça branca aparece devido ao ar condensado, que geralmente acontece no frio devido as baixas temperaturas. Caso apareça quando o motor já estiver aquecido pode indicar que seja possui líquido no radiador. A fumaça branca também está relacionada aos freios, que ocorre devido a queima de fluido de freio do motor, onde pode ocorrer até a queima do motor.
· Fumaça preta
Esse é o tipo de fumaça mais comum, que geralmente possui um odor muito forte. Indicando um grande sinal de que está sendo gasto muito combustível. Isso ocorre porque a chamada mistura rica ou excesso de combustível acaba levando ao aquecimento do escape, sendo necessário uma revisão do carburador ou do sistema de injeção eletrônica.
· Fumaça azulada
Ao surgir esse tipo de fumaça é necessário ter atenção máxima, isso significa queima de óleo lubrificante, onde o nível de lubrificação do motor está diminuindo rapidamente, podendo levar ao fundimento do veículo. Isso
acontece devido ao desgaste dos anéis, quando as turbinas estão com problemas ou desgastes.
Agora que você conhece os três tipos de fumaças, fique ciente com o aparecimento delas e se necessário vá ao mecânico mais próximo para uma revisão geral para um melhor funcionamento do seu veículo.
Para mais assuntos como esse acesse nosso canal de notícias: https://autoeletricasjt.com.br/noticias/